Ensaio de Culturas Energéticas

A AFLOBEI com o apoio da Philip Morris International instalou um ensaio de culturas energéticas florestais em terrenos agrícolas na freguesia de Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco, com o objectivo de estudar a utilização de culturas lenhosas para obtenção de biomassa para fins energéticos.

No âmbito deste projecto experimental, foi desenvolvido um conjunto de acções para instalação de diferentes espécies de Eucalipto, nomeadamente o Eucalyptus globulus, o Eucalyptus gunni e o clone híbrido Eucalipto YG15, numa área total de 3,8 hectares, com instalação de um sistema de rega de gota a gota.

No 3º ano de instalação, a medição dos crescimentos registou resultados positivos, o crescimento médio anual é superior.

A finalidade é avaliar se a metodologia aplicada vai ao encontro dos objectivos das culturas energéticas, designadamente a produção da maior quantidade de biomassa por unidade de superfície e tempo.

O ensaio procurou contribuir para o cumprimento de legislação europeia (Directiva 28/2009/EC), que obriga os Estados Membros a incluir, nos seus Planos Nacionais de Energia Renovável, medidas específicas para a promoção do uso de energia a partir de biomassa.